Quantidade de Páginas visitadas

GRÊMIO ESTUDANTIL - LIÇÃO DE DEMOCRACIA

No dia 29 de abril, foi realizada a ELEIÇÃO para a nova diretoria do Grêmio Estudantil Léo Kohler, para a gestão 2008/2009.

Neste ano, participaram do processo eleitoral onze chapas, que durante o mês de abril, apresentaram aos alunos da Escola, suas propostas de trabalho, visitando as salas de aula, expondo suas idéias e respondendo aos questionamentos dos alunos, que demonstraram interesse em conhecer o plano de trabalho dos candidatos, para assim poderem escolher a melhor opção.

Nesse clima de democracia e participação que tomou conta da Escola, foi realizada a eleição para o Grêmio Estudantil Léo Kohler, sendo vitoriosa a chapa G.E.V.A. - Grêmio Estudantil Voz Ativa.

A participação do aluno nas ações da Escola é fundamental para a construção de uma sociedade mais crítica e atuante. Estudos relatam que a “despolização” do jovem se tornou fonte de preocupação, levando à indagação se a crise de participação juvenil é um fenômeno das novas gerações. No Brasil, este fato pode estar relacionado a uma crise das formas tradicionais de participação política, o que retrata um quadro que envolve, não só o jovem, mas toda a sociedade que vê com desconfiança o quadro político nacional diante de tantas polêmicas e escândalos.

Neste contexto, a Educação tem papel determinante, cabendo à escola promover espaços que ampliem o debate e a participação juvenil. Para tanto, os Grêmios Estudantis constituem um importante instrumento desta participação que, se conduzido de maneira democrática e transparente, podem vir a ser um espaço aberto à manifestação e à expressão da juventude, nos mais variados aspectos, tornando a escola um ambiente favorável ao debate, à democracia e principalmente à reflexão das inquietações do jovem de hoje, fazendo com que este se reconheça como protagonista da história.


O jovem não pode esquecer a força que tem!














Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito